Nem Todos os Pensamentos vêm da Nossa Mente

Segundo a Palavra de Deus podemos ouvir três tipos de vozes. Embora uma delas seja de natureza natural, a influência que esta sofre vem de um âmbito totalmente espiritual. Estou falando da nossa mente, que segundo as escrituras é apresentada como o nosso coração (VONTADES, SONHOS, IDEOLOGIAS, PENSAMENTOS) que inclusive é extremamente corrupto, enganoso e inclinado para o mal. 

“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jeremias 17:9)

“Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância.” (Gênesis 8:21)

Após a queda que o Homem viu e viveu a sua essência de perfeição foi deturpada e de si separada. Não menciono apenas o seu corpo físico, mas sim, a beleza grandiosa que se via na criação mais que perfeita de Deus – O Homem, antes de conhecer a ciência do bem e do mal. A Única Criatura que além de ter a IMAGEM E SEMELHANÇA DO SEU CRIADOR; não tinha pecado. 

Bom, contemplamos sempre à natureza a fantástica obra das mãos de Deus que ela é. O Sol, a Lua, as estrelas, o mar, o céu e as criaturas existentes nos mostram a inteligência e o poder de Deus. “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das Suas mãos.” (Salmos 19) Ele criou a terra com Suas próprias mãos e a entregou com tudo que tinha direito para que os primeiros habitantes dela cuidassem – Adão e Eva. Mas, por quê? Porque o Ser Humano é a única criação de Deus que possui raciocínio e sabedoria; desenvolve senso crítico; aprende a ter bom senso e vive suas experiências de vida com sobriedade e lucidez. Veja o que Deus respondeu a Jó em uma conversa franca e tremenda:

“A avestruz bate as asas alegremente. Que se dirá então das asas e da plumagem da cegonha? Ela abandona os ovos no chão e deixa que a areia os aqueça esquecida de que um pé poderá esmaga-los, que algum animal selvagem poderá pisoteá-los. Ela trata mal os seus filhotes, como se não fossem dela, e não se importa se o seu trabalho é inútil. Isso porque Deus não lhe deu sabedoria nem parcela alguma de bom senso.” (Jó 39:13-17)

A questão é que nós possuímos um espírito, não só uma alma. Devido a isso, podemos ser influenciados pelas duas vozes existentes: A voz de Deus ou a do Diabo pelas setas. Quando aceitamos abrir o nosso coração(mente) para entendermos mais sobre isso descobrimos algo extremamente fascinante. Descobrimos que somente Deus pode nos sondar, somente Ele pode e consegue CONHECER e PROVAR esse CORAÇÃO que é tão obscuro. 

“Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” (Jeremias 17:10)

 Ao contrário de Deus, o Diabo não tem esse poder... Ele não é ONISCIENTE, ONIPOTENTE e muito menos ONIPRESENTE. Por isso ele não pode visitar os teus pensamentos, no entanto ele é astuto. A Palavra de Deus diz que ele fica ao derredor; rugindo como um leão em busca de achar uma maneira de tragar alguém.

“O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” (1 Pedro 5:8)

Portanto, por ele não saber o que pensamos, se utiliza de estratégias muitíssimo sutis para nos enganar e descobrir coisas ao nosso respeito. Descobrir nossos sonhos; ideologias; segredos e até os nossos defeitos. Exemplos disso, distúrbios desenvolvidos a partir de traumas ocorridos na infância e na adolescência são escolhidos por Satanás para inibir nosso potencial, talentos e dons; levando a destruir sonhos e querer destruir vidas. Enviando setas à nossa mente, ele consegue persuadir-nos e muitas vezes convencer-nos de que desistir de tudo é o certo a se fazer. Injetando em nosso coração(alma) complexos de inferioridade, baixa autoestima, e até vontades de morte. Não se iluda. O mais desejado objetivo do Diabo sempre será destruir-nos. 

“O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir.” (João 10:10a)

 É de se perguntar agora o que fazer depois de descobrir tudo isso. Não há uma saída? Uma solução? É tão fácil ficar exposto ao Diabo. Afinal, vivemos num mundo regido por ele; um mundo cheio de seduções e atrativos sem fim que sempre são tão bons aos olhos. E agora?  No entanto, o mesmo versículo que fala qual o objetivo de Satanás também fala do anseio de Deus sobre a tua vida. Veja:

“O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”. (João 10:10)

 Como vimos, não é somente as setas do Diabo que podemos ouvir. Ainda existe uma saída; uma solução. Existe uma voz que é bem superior à da nossa mente e a de Satanás. E essa voz é audível e inconfundível. O bom Pastor (Jesus Cristo) quando entra em nosso coração e nele faz morada; Ele nos conhece e também nos faz conhecê-Lo; e ao conhecê-Lo, nosso coração se rende totalmente a Ele e assim nos enchemos da Sua Presença que é a ela que nós pertencemos.

Fomos feitos por Ele e para Ele desde O PRINCÍPIO. O pecado nos afastou dEle, mas, por muito nos amar Ele envia Seu Filho Unigênito para morrer por nós e nos dá uma nova direção. Agora não mais desprotegidos dos bombardeios de Satanás, mas, prontos para sermos enchidos pelo Seu Espírito e termos nossas vontades e desejos no altar do Salvador da nossa Alma, onde nEle não seremos mais escravos, nem de nós mesmos e muito menos do Diabo.  Precisamos voltar àquele que nos criou e sermos livres das mentiras de Satanás. 

“Se você voltar, ó Israel, volte para mim”, diz o Senhor. (Jeremias 4)

Deixe Ele entrar e te dar vida, refrigério e descanso para a tua alma. Pois Ele te conhece melhor do que ninguém.  

SEJA LIVRE! 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por mais uma de Identidade.

Amor + Oração = Vitória